• sertaocentralnews

AMBULATÓRIO DO HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL REDUZ RISCOS DE AVC EM PACIENTES APÓS ALTA


Foto: Reprodução SESA

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, assegura atendimento ambulatorial multiprofissional para pacientes egressos das unidades de Acidente Vascular Cerebral (AVC) a fim de reduzir recorrência da doença após alta hospitalar. O serviço, iniciado em novembro de 2020, oferece atendimento com médico neurologista, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista e psicóloga. Em média, 35 pacientes são atendidos por mês.


O coordenador médico das unidades de AVC, Alan Cidrão, destaca a importância dessa assistência para a recuperação dos pacientes. “Após a alta hospitalar, as pessoas acometidas por AVC têm uma série de demandas que exigem uma assistência multiprofissional. Todas elas necessitarão de acompanhamento para correção e prevenção dos fatores de risco, visando à redução da recorrência da doença”, explica Cidrão. “É realizada a prescrição de terapia com remédios, como também uma orientação de mudanças do estilo de vida do paciente. Tudo isso visando à reinserção mais precoce desse paciente, dentro de suas possibilidades, ao convívio com seus familiares e com a sociedade”.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. A enfermidade pode acometer qualquer pessoa, de qualquer idade, e afeta todos ao redor: pacientes, familiares e amigos.


Em caso de AVC, acione o SAMU 192 Ceará ou procure uma unidade de saúde mais próxima.

Fonte: SESA

18 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 - 2021 Todos os direitos reservados.