• sertaocentralnews

CÂMARA DOS DEPUTADOS TAMBÉM IRÁ CRIAR CPI DA COVID-19


Imagem reprodução.

Após a criação pelo Senado Federal da chamada CPI da Covid, líderes de partidos da oposição decidiram intensificar esforços para a constituição de outra Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara para investigar a responsabilidade do governo federal no enfrentamento da pandemia.


A informação foi prestada pelo líder do PCdoB, deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE). Ele disse que a decisão foi tomada após reunião com presidentes e líderes de vários partidos de oposição.


“Aqui na Câmara, os líderes partidários assumimos os compromissos de nos debruçarmos para completar também aqui 171 assinaturas para que a Câmara dos Deputados também cumpra o seu papel e realize uma investigação sobre a responsabilidade do governo no enfrentamento da Covid. Esses fatos precisam chegar ao conhecimento de todos. É necessário que se dê ampla divulgação à negligência, descaso e orientações erradas feitas pelo Ministério da Saúde e pelo próprio governo federal.”


Conforme Renildo Calheiros, os líderes da oposição também decidiram intensificar a mobilização e a articulação com movimentos da sociedade civil e a participação na tribuna da Câmara para denunciar esses fatos. Além disso, vão elaborar nota a ser entregue ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mostrando que a oposição não aceita o que ele chamou de desgoverno. O deputado lembrou que a Covid já vitimou mais de 350 mil pessoas no Brasil e disse que o presidente Jair Bolsonaro continua insensível, promovendo disputas em vez de mobilizar o País para enfrentar a pandemia.

O líder do PSL, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), acredita que a ação da oposição “é mais uma que não vai dar em nada”.


“Não vejo nada demais nesse movimento de oposição, é uma reunião para tratar dos seus esforços, até porque o presente momento eles nada fizeram nesta Legislatura, neste governo, não contribuíram em nada nas discussões; pelo contrário, apresentaram pedidos de impeachment desconexos da realidade, que não têm qualquer viabilidade jurídica ou política e têm feito discursos vazios no Plenário da Câmara dos Deputados. O nosso governo, o governo Bolsonaro, tem feito grandes trabalhos para salvar vidas e preservar empregos dos brasileiros.”


Entre essas ações, o deputado citou o pagamento do auxílio emergencial; a ajuda a estados e municípios; e a ajuda a empregados e empresas - propostas aprovadas pelo Congresso Nacional. Além disso, mencionou a busca por vacinas pelo governo.

9 visualizações0 comentário