• sertaocentralnews

EXPLORAÇÃO DO URÂNIO DE ITATAIA AVANÇA EM ITATIRA E SANTA QUITÉRIA


Imagem reprodução.

O projeto de exploração de urânio nos municípios de Itatira e Santa Quitéria deve ganhar um novo avanço, o consórcio Santa Quitéria, formado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a indústria de fertilizantes Galvani, devem enviar o primeiro grupo de biólogos e zootecnistas para iniciar novos estudos na Jazida de Itataia, nesta fase o projeto prevê operação plena dentro de seis anos. Com o início dos estudos ambientais no último trimestre de 2020, o próximo ano tem como meta a conclusão de todo o projeto base e a estrutura financeira e societária.

O projeto foi remodelado e visa explorar a maior reserva de urânio associado ao fosfato do planeta, com previsão de investimentos de US$ 400 milhões, tornando o Brasil autossuficiente no concentrado de urânio, insumo base para geração de energia nuclear. Atingindo a plenitude dois anos depois. Ao todo, a perspectiva é de 2,5 mil empregos gerados na fase de operação, dos quais 500 serão diretos.

O governador do estado do Ceará, Camilo Santana assinou na tarde desta segunda-feira (28) um acordo de apoio com a Galvani e a INB. O Estado apoia o projeto, considerado um dos mais robustos planejados para o Ceará desde a instalação da Companhia Siderúrgica do Pecém.

A exploração do urânio e fosfato em Itataia demanda duas plantas industriais. A primeira para dissociação dos minerais e preparação do fosfato, e a segunda para a produção de yellow cake, ambas construídas nos arredores da mina, em território cearense.

Os processos resultarão em cerca de 50 mil carretas saindo e entrando de Santa Quitéria na operação, que devem aquecer a região de diversas maneiras e, sobretudo, fortalecer modais importantes do Estado. Além das rodovias, os portos do Pecém e do Mucuripe devem ser utilizados.

A próxima etapa do planejamento é o licenciamento ambiental. Por isso, biólogos devem chegar ao Ceará no último trimestre do ano para conferir as características da área local e prever o impacto sobre os animais e as plantas da região ao longo dos períodos de seca e chuvosos.


580 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 - 2021 Todos os direitos reservados.