• sertaocentralnews

GOVERNADOR DO CEARÁ FAZ BALANÇO DAS AÇÕES DE COMBATE AO CORONAVÍRUS

Imagem reprodução.

O governador do Ceará participou nesta terça-feira (23) do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2020. Na abertura do debate sobre a gestão pública neste momento de pandemia, Camilo Santana destacou em transmissão via redes sociais as ações de enfrentamento ao coronavírus, e destacou a importância da parceria com os 184 municípios cearenses.


Desafios da Pandemia:

Camilo Santana iniciou sua fala comunicando que frente aos desafios, o Estado têm se preparou para atender os cearenses. “Estamos atravessando a maior crise sanitária desse país, e acredito que do mundo. Que afeta a vida das pessoas, afeta a nossa economia, o emprego e a renda dos cearenses. Mas diante de tantos desafios, como o de garantir que o SUS tenha a capacidade de atender a todos, nós precisamos também combater a disseminação das fake news, e trabalhar com união, em prol do povo, sem partidarismo”, afirmou.

O governador agradeceu o papel do Parlamento em aprovar medidas emergenciais e lamentou ainda as desigualdades sociais, tão latentes nesse período de pandemia, e apontou que o País precisa de reformas profundas.


Novo Normal:

O governador reafirmou a importância da parceria com todos os 184 prefeitos nesse período de combate à pandemia. Camilo, destacou ainda a resiliência do cearense. “Nós não voltamos à normalidade, continuamos com a pandemia, o mundo não é e não será o mesmo pós-pandemia. Sempre tomamos as decisões ouvindo os especialistas, de acordo com números e estudos, então vamos seguir juntos salvando vidas, afirmou o governador do Estado do Ceará.


Ações de Combate ao Coronavírus:

Camilo Santana mostrou uma linha do tempo com o balanço geral das ações de enfrentamento ao coronavírus no Ceará. Criação do Comitê de Combate ao coronavírus: por meio de decreto, o comitê reúne 29 entidades/órgãos – Assembleia, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, OAB, Justiça Federal, Defensoria Pública, Prefeitura de Fortaleza, Aprece, Uece, UFC, Fiec, Fecomércio, Acert, CDL, Exército, Abin, Anvisa, entidades religiosas e sindicatos dos trabalhadores, além das secretarias da Saúde, Casa Civil, Segurança, Proteção Social, Educação e Administração Penitenciária – para ajudar nas tomadas de decisões no Ceará.


Ampliação do atendimento na saúde pública: Criação de mais de 2.700 novos leitos de UTI e de enfermaria no Ceará, incluindo aí a transformação de leitos simples em leitos exclusivos para pacientes com covid-19. O estado ampliou em mais 756 novas UTIs, também de uso exclusivo para pacientes com coronavírus. Com esse número, o Estado conseguiu regionalizar as UTIs, abrindo novas UTIs por todo o Ceará – seja na Capital quanto no Interior. Além da implementação de um SAMU regionalizado, com várias sedes por todo o Ceará.


Aquisição de equipamentos: O Governo do Ceará comprou respiradores, insumos, EPis e testes rápidos, em um total de 193 toneladas de equipamentos distribuídos em três voos fretados. O Ceará é o Estado que mais testa no Brasil, promovendo a maior pesquisa epidemiológica do País. Transparência: criação do IntegraSUS. Plantão Coronavírus: Essa plataforma oferta atendimento virtual e ajuda a detectar casos suspeitos, oferece orientação especializada com profissionais de saúde. Governo do Ceará também disponibiliza de forma gratuita o Ceará APP.


Aquisição e distribuição de 5 milhões de máscaras no Ceará:

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), adquiriu cinco milhões de máscaras em tecido reutilizável para fortalecer a prevenção ao coronavírus, garantindo a proteção da população cearense. Os produtos são fornecidos por oito empresas do setor têxtil, que aderiram ao edital de chamamento público lançado em abril deste ano.

Fonte: Governo Estadual do Ceará

54 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 - 2021 Todos os direitos reservados.