• sertaocentralnews

HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL DISPONIBILIZA CARTA DOS DIREITOS E DEVERES PARA OS USUÁRIOS

Imagem reprodução.

A Carta dos Direitos e Deveres do Usuário do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) é uma importante ferramenta que assegura ao cidadão o direito ao atendimento digno nesta instituição. Foi elaborada de acordo com o Manual de Normas Gerais de Acesso do HRSC, baseada na Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 553 de 9 de agosto de 2017 que aprovou a atualização da Carta dos Direitos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde, e dispõe sobre as diretrizes dos Direitos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde. Para o cidadão ter acesso, basta clicar neste endereço endereço eletrônico: https://www.isgh.org.br/hospital-regional-do-sertao-central. Ao abrir o site, é só procurar o nome Direitos e Deveres; no canto superior direito do site.


O processo de cuidado em saúde envolve mais do que a realização de consultas, exames e administração de medicamentos. A escuta, o acolhimento, a disseminação de informações e orientações em saúde fazem parte das ações e serviços oferecidos à população, por esse motivo, é fundamental que os atores envolvidos na prestação do cuidado, sejam pacientes, familiares, acompanhantes e profissionais, conheçam seus direitos e deveres, e reconheçam sua participação na construção de um sistema de saúde justo, humano, participativo e igualitário.


O processo de educação em saúde durante o período de internação, faz parte de uma ampla proposta de humanização da atenção à saúde consolidada pela Política Nacional de Humanização. “A carta atenta para o protagonismo do cidadão, evidenciando a participação ativa no seu atendimento, onde o mesmo pode aceitar ou recusar os cuidados propostos pelos profissionais de saúde tanto para diagnóstico como para tratamento, desde que esclarecidos todos os riscos e não se configure problema de saúde pública”, destaca a ouvidora do HRSC, Aline Maura Lima da Silveira.


“Eu achei muito importante essa divulgação. É uma ótima maneira de nós podermos nos orientarmos e ficarmos cientes das nossas responsabilidades e direitos. Eu achei muito edificante, ainda mais porque eu trabalho como acompanhante hospitalar”, declarou Rosângela Almeida. Foi fixado um adesivo na recepção principal do HRSC, para que os nossos pacientes, acompanhantes e visitantes possam ter acesso a carta. O documento foi colocado também em diversos locais do hospital em tamanho menor e em forma de cordel.


No processo de cuidado em saúde a disseminação de informações é tão importante quanto a realização de procedimentos assistenciais, por isso a divulgação da carta será feita para todos as pessoas envolvidas no cuidado: pacientes, familiares colaboradores e gestores, pois só com o engajamento de todos teremos um sistema mais justo e humano. Para evitar barreiras linguísticas a carta foi elaborada em português, traduzida para inglês e espanhol, e para facilitar o entendimento da nossa população está adaptada ao cordel.


Fonte: HRSC.

31 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 - 2021 Todos os direitos reservados.