• sertaocentralnews

PRESIDENTE DO TSE, DA CÂMARA E DO SENADO DECIDEM SOBRE ELEIÇÕES 2020

Imagem reprodução.

No dia de ontem (09) o presidente da corte eleitoral Luís Roberto Guzzo comentou com os presidentes da câmara dos deputados e do senado federal Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente que nas duas últimas semanas conversou com oito especialistas em saúde entre eles epidemiologistas e infectologistas. Barroso, afirmou que há um consenso entre eles sobre a necessidade do adiamento das eleições municipais, ainda que por algumas semanas.


Uma possibilidade de que o primeiro turno, até então previsto para o dia 4 de outubro seja remanejado para ocorrer entre a segunda quinzena de novembro e o início de dezembro a definição, porém é uma decisão política como fez questão de destacar o ministro Barroso. Quem vai bater o martelo é o congresso nacional, isso porque, de acordo com a constituição federal a eleição deve ocorrer sempre no primeiro domingo do mês de outubro, portanto, para que haja qualquer alteração nesse sentido é preciso que seja feita uma emenda constitucional.


“Tanto o TSE quanto o presidente do senado Davi Alcolumbre, quanto o presidente da Câmara Rodrigo Maia, compartilhamos a mesma preocupação de resguardar a saúde da população, e ao mesmo tempo e segurar o comprimento desse rito importante da democracia. Para que todos possamos ter as mesmas informações em um tipo de assimetria a pedido dos presidentes da câmara e do senado eu irei organizar uma vídeo conferência na próxima semana com todos os médicos, sanitaristas e infectologistas com os quais me aconselhei, para uma reunião da qual participaram os líderes partidários para que todos possamos compartilhar as mesmas informações e tomar a melhor decisão para o interesse público” falou o presidente do TSE.


A expectativa é que a partir do encontro, Alcolumbre e Maia deem andamento a análise das propostas sobre o adiamento das eleições municipais. E no caso de o dia da disputa eleitoral ser adiado também haverá a necessidade de mudar outras datas que são vinculadas ao pleito.

Fonte: TSE.

124 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 - 2021 Todos os direitos reservados.