• sertaocentralnews

PROJETO SÃO JOSÉ: ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS E COOPERATIVAS TÊM ATÉ O DIA 25 PARA CONSULTA DE EDITAIS


Imagem reprodução

Até o dia 25 de fevereiro, associações, cooperativas e entidades sociais consultam as condições e diretrizes para participarem dos editais de Acesso à Mercado (Edital No. 01/2021) e de Inclusão Produtiva (Edital No. 02/2021) do Projeto São José. Os documentos foram o assunto do “Webinar Edital de Projetos Produtivos do São José IV”, transmitido hoje (02/02) pela página da SDA no Facebook. A previsão é que o Governo do Ceará invista R$ 325 milhões, recursos assegurados por meio de um acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial, pelos próximos cinco anos na área.


Nesta etapa, serão selecionados 75 projetos para o fortalecimento do acesso ao mercado, no esforço de ampliar a receita de agricultores familiares (Edital No. 01/2021); e outros 12 para grupos prioritários, como quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, atingidos por barragens, mulheres e jovens. “Mesmo durante a pandemia, o governador Camilo Santana assegura um investimento de R$ 750 milhões para implantar sistemas de abastecimento d´água e projetos produtivos em todo Ceará”, comemora Lafaete Almeida, coordenador do Projeto São José.


“Somos mais de 341,1 mil pequenos produtores rurais e há cadeias que ainda buscam um melhor nível de organização e investimentos que agreguem valor aos produtos da agricultura familiar”, justificou De Assis Diniz. Como exemplo de cases de sucesso, o secretário citou iniciativas como a fabricação de queijos artesanais no Sertão Central, implantação de agroindústrias de polpa de fruta, fornecimento de leite bovino e caprino para o Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Leite (PAA Leite) e a produção de castanha no Vale do Pirangi.


Também participaram do webinar: o gerente de Inclusão Econômica e Sustentável, João Nogueira; a assessora de Gestão Social do PSJ, Cristiana Barros; e Nadir Chaves, mediadora e técnica da Gerência de Fortalecimento Institucional e Gerenciamento do PSJ. “As orientações não param por aqui. No site da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, os próximos beneficiários do São José poderão consultar os editais, manuais de orientação e anexos que esclarecem eventuais dúvidas sobre estes dois editais”, conclui Lafaete.

Fonte: DAS

35 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 - 2021 Todos os direitos reservados.