• sertaocentralnews

RADARES MÓVEIS “ESCONDIDOS” ESTÃO PROIBIDOS

Imagem reprodução.

A partir deste domingo 1º de novembro radares de velocidade móveis ou fixos e deverão estar sinalizadas não podendo mais ficar escondidos nas vias, de acordo com a resolução nº 798 publicada em setembro pelo conselho nacional de trânsito. Com a resolução CONTRAN, órgão vinculado ao ministério da infraestrutura, pretende privilegiar o caráter educativo ao invés de meramente punitivo em suas fiscalizações ostensivas de trânsito.

A norma determina ainda que os locais em que houver fiscalização de velocidade por meio de radares fixos estejam precedidos de sinalização clara e legível de forma a garantir a segurança via e informar aos condutores a velocidade máxima permitida para o local. Para o coordenador do programa SOS estradas dedicado a prevenção de acidentes, Rodolfo rizzotto a nova resolução irá incentivar infrações, “No país que tem quarenta mil mortos por ano segundo as indenizações pagas pelo DPVAT ano passado e 230.000 inválidos eu pergunto, de que forma isso pode beneficiar a sociedade brasileira? a não ser os potenciais assassinos do trânsito.

Entre as mudanças implementadas também estão a Proibição do uso de equipamentos sem registro de imagem, a restrição de radar fixo em trechos críticos e de vulnerabilidade usuários da via, especialmente pedestres, ciclistas e veículos não motorizados, além de obrigar a publicação da relação dos testes e locais aptos a serem fiscalizados nos sites das autoridades de trânsito com circunscrição sobre a via. As novas regras entraram em vigor a partir deste domingo primeiro de novembro.

Fonte: RBA News.

8 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2020 - 2021 Todos os direitos reservados.